Reino Unido busca penas mais severas para imprensa

A imprensa do Reino Unido deverá ficar sujeita a penalidades mais severas em casos de violações das normas em meio a um escândalo de espionagem telefônica protagonizado por jornais sensacionalistas, informaram autoridades britânicas neste domingo.

O secretário de Cultura Jeremy Hunt disse à emissora pública BBC que os periódicos terão de mudar seu sistema de autorregulação, mas assegurou que o governo não pretende interferir no conteúdo desse código. Na opinião de Hunt, a imprensa escrita precisa de um sistema mais estrito de autorregulação, capaz de aplicar castigos efetivos em casos de transgressão.

A Comissão de Queixas da Imprensa pode exigir de um jornal que publique pedidos de desculpas, mas não tem poder de aplicar multas. O sistema de rádio britânico dispõe de um código regulatório distinto.

A pressão por mudanças aumenta na esteira de um escândalo no qual jornalistas de tabloides sensacionalistas realizaram espionagem telefônica de potenciais personagens de suas reportagens. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.