Rei da Espanha convida líder socialista a tentar formar governo de coalizão

O rei Felipe VI da Espanha convidou nesta terça-feira o líder do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), Pedro Sánchez, a tentar formar um governo. O anúncio acontece diante do impasse que se segue às eleições de dezembro, quando o Partido Popular (PP) chegou em primeiro lugar mas não obteve, após um mês de negociações, o apoio suficiente para formar nem mesmo um governo de minoria.

De acordo com o presidente do Congresso, Patxi Lopez, o rei tomou a decisão após se reunir com Sánchez e com o primeiro-ministro Mariano Rajoy, do PP.

Sánchez precisa agora negociar com dois partidos que nasceram nos últimos anos, e que cresceram com o descontentamento dos eleitores com as medidas de austeridade, forte desemprego e corrupção política. Nas eleições de dezembro, o Podemos e o Ciudadanos chegaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, roubando votos dos dois partidos mais tradicionais do país.

As negociações prometem não ser fáceis. Entre as maiores diferenças, está a promessa do Podemos de permitir que os eleitores da Catalunha realizem um referendo para se desligar da Espanha. Os socialistas rejeitam a proposta. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.