Reféns estão a caminho de Caracas, diz Chávez

Clara Rojas e a ex-senadora Consuelo González, após terem sido libertadas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), estão a caminho de Caracas, segundo o presidente venezuelano Hugo Chávez. A Cruz Vermelha confirmou que as duas haviam sido entregues. Foi a mais importante libertação de reféns no conflito colombiano desde 2001, quando as Farc libertaram cerca de 300 soldados e policiais.

"Elas devem encontrar-se hoje com seus familiares aqui em Caracas", disse Chávez, segundo a Agência Bolivariana de Notícias. O presidente venezuelano afirmou esperar que a libertação abra caminho para um amplo processo de paz na Colômbia. "A Venezuela vai continuar abrindo caminho para a paz na Colômbia. Estamos prontos, e em contato, e esperamos que o governo colombiano entenda. Estou certo que eles entenderão", afirmou Chávez. "O mundo quer a paz para a Colômbia".

A missão desta quinta-feira (10) teve início pela manhã, após Chávez ter anunciado ontem que havia recebido das Farc as coordenadas do lugar onde estariam as duas seqüestradas. Dois helicópteros venezuelanos pousaram cedo na cidade de San Jose de Guaviare, em território colombiano, e foram reabastecidos para seguir para a selva para realizar o resgate. A Colômbia autorizou a operação esperando reverter o embaraçoso fracasso da tentativa anterior, também mediada por Chávez e suspensa em 31 de dezembro.

Voltar ao topo