Rede BBC nomeia novo diretor geral

A BBC anunciou hoje o ex-chefe executivo da Ópera Real Tony Hall como novo diretor-geral da corporação. A decisão foi tomada dez dias depois de a emissora demitir George Entwistle após o escândalo envolvendo uma reportagem.

O canal britânico exibiu uma série especial sobre abuso sexual em que um homem acusa um membro do Partido Conservador do País de Gales de pedofilia na década de 1970, mas sem citar nomes. A acusação foi associada a Alistair McAlpine, membro do Parlamento britânico.

Devido ao escândalo formado, Entwistle, que era o diretor-geral pediu demissão, assim como a chefia de jornalismo, responsável pelo programa “Newsnight”, que reproduziu a reportagem. McAlpine recebeu uma indenização de 185 mil libras (R$ 606 mil).

O novo ocupante no cargo foi anunciado pelo dirigente da emissora, Chris Patten, que destacou a experiência profissional de Hall. “Ele é a pessoa ideal para tirar a BBC da crise atual. Sua experiência jornalística poderá ser o principal valor para recuperar a reputação da emissora”, disse.

Para Patten, a BBC precisa fazer mudanças para “garantir a recuperação dos padrões que o público espera”. Tony Hall já trabalhou na emissora antes, quando assumiu a direção de jornalismo.

Voltar ao topo