Rebeldes sírios pedem a embaixadores que abandonem Damasco

O Exército Livre Sírio (ELS), de oposição ao governo de Bashar al Assad, deu neste domingo um prazo de 72 horas aos embaixadores estrangeiros em Damasco para que abandonem a Síria por sua própria segurança, já que tem intenção de fazer operações bélicas “no coração do regime”.

Em entrevista à Agência Efe por telefone, o porta-voz deste grupo armado, Fahd Al Masri, revelou que “o Conselho Militar do ELS em Damasco e arredores pediu aos embaixadores de todos os países e às delegações diplomáticas e organizações internacionais que retirem seus representantes em Damasco em 72 horas”.

“A situação de segurança ficou muito grave depois que o regime bombardeou várias regiões de Damasco, o que representa um perigo para os representantes diplomáticos e as organizações internacionais. Desejamos que saiam imediatamente, os próximos dias serão decisivos na luta contra o regime”, advertiu.

Masri ressaltou que os rebeldes preparam uma nova estratégia na capital e em outras cidades do país, cujo objetivo é propagar a “desobediência civil em todas as instituições para conseguir a queda do regime”. Estas ações não terão a participação de hospitais, dos bombeiros e outras instituições que oferecem ajuda aos cidadãos, explicou.

O porta-voz fez um apelo aos refugiados iraquianos que vivem em território sírio para que retornem a seu país, já que na sua opinião o “Iraque se transformou em um estado mais seguro que a Síria”.

Masri pediu também à comunidade internacional que intervenha na Síria por fora do Conselho de Segurança da ONU e que imponha uma zona de exclusão aérea em todo o território nacional.