Rebeldes sírios dizem ter tomado controle da cidade de Saraqeb

O opositor Exército Livre Sírio (ELS) anunciou na sexta-feira que tomou o controle da cidade de Saraqeb, na província nortista de Idlib, após duros enfrentamentos contra as Forças Armadas do regime de Bashar al-Assad.

Em comunicado, um porta-voz do ELS, Fahd al-Masri, explicou que pelo menos quatro rebeldes morreram nos choques e que várias pessoas ficaram feridas.

A nota acrescenta que os insurgentes arrebataram ontem à noite o controle dos três últimos postos militares que estavam em poder do Exército nessa cidade, situada 300 quilômetros ao norte de Damasco e perto da fronteira com a Turquia.

O coordenador da opositora rede Sham, Jaafar al-Jeir, confirmou à Agência Efe pela internet que Saraqeb foi “libertada” ontem à noite após intensos enfrentamentos entre os rebeldes e os soldados do regime, que se retiraram dos postos militares de Ikarda, Al Wis e Al Rabia Al-Khadra.

 

Em seu comunicado, o ELS afirmou que Saraqeb, com 38 mil habitantes e de maioria sunita, é um ponto estratégico porque serve de ligação com várias cidades e províncias.

 

Por sua parte, a agência de notícias oficial “Sana” assinalou que unidades das Forças Armadas mataram “vários terroristas” – como o regime denomina a oposição armada – na zona de Tarnaba, em Saraqeb, sem dar mais detalhes.