Rebeldes sírios abriram fogo contra dois postos do Iraque na fronteira entre os dois países matando um guarda e ferindo outros dois, segundo autoridades do Iraque. O coronel Nayif Zaili, da guarda de fronteira iraquiana, disse que rebeldes sírios dispararam contra dois postos que ficavam a dois quilômetros da travessia de fronteira em Al-Waleed.

continua após a publicidade

O lado sírio dessa zona de fronteira permanece sob o controle do regime de Bashar Assad, mas rebeldes lutam há vários meses para tomar a região.

O governo do Iraque evita tomar, publicamente, posição a favor das forças de Assad ou da oposição, mas potências ocidentais acusam Bagdá de permitir que aviões com equipamentos militares destinados ao regime sírio sobrevoem seu espaço aéreo. O Iraque nega as acusações.

Mais de 94 mil pessoas foram mortas e cerca de 1,6 milhão de sírios fugiram do país desde o início dos conflitos, em março de 2011, de acordo com dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

continua após a publicidade

Líbano

Também neste domingo um jovem libanês, que protestava em Beirute, no Líbano, contra a participação do Hezbollah na guerra da Síria, foi morto durante confrontos entre manifestantes e habitantes locais não identificados. Os tiros foram disparados na frente da embaixada do Irã, em Bir Hassan, uma área predominantemente pró-Hezbollah no sul da capital. Um comunicado militar informou que os manifestantes mal tinham chegado à área quando confrontos eclodiram e um civil abriu fogo. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

continua após a publicidade