Rebeldes sírios expulsaram, nesta segunda-feira, tropas do governo da maior parte da cidade de Raqqa, norte do país. Segundo ativistas, grupos de manifestantes rasgaram um pôster do presidente Bashar Assad e derrubaram uma estátua de bronze de seu pai e antecessor.

continua após a publicidade

Caso os rebeldes tomem o controle de Raqqa, será a primeira vez que uma cidade cai totalmente nas mãos dos combatentes contrários a Assad. Os rebeldes controlam partes das principais cidades sírias como Alepo, no norte, alguns subúrbios de Damasco, da cidade central de Homs e de Deir el-Zor, no leste. Eles também controlam grandes áreas do interior, principalmente no norte do país.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos disse que os rebeldes estão agora no controle de “grandes partes” de Raqqa, a cidade à margem do rio Eufrates, que vai da Síria para o Iraque. Um importante oficial de polícia foi morto e membros da inteligência foram detidos, informou o grupo, sediado em Londres.

Ativistas declararam em redes sociais, nesta segunda-feira, que Raqqa foi “libertada” pela oposição. Uma fotografia postada em várias páginas pró rebeldes no Facebook mostram pessoas rasgando um enorme pôster de Assad e jogando sapatos contra a imagem. Os ativistas disseram que a fotografia foi retirada de dentro da sede da sede da temida Inteligência da Força Aérea, que fica em Raqqa.

continua após a publicidade

Um vídeo amador mostra dezenas de pessoas, numa grande praça, pulando sobre a estátua de Hafez Assad, depois de ela ter sido derrubada.

Também nesta segunda-feira, os rebeldes lançaram uma ofensiva para tentar tomar a base aérea de Mannagh, perto da fronteira com a Turquia e entraram em confronto com forças do governo numa mesquita histórica na maior cidade do país, Alepo.

continua após a publicidade

Soldados sírios são mortos no Iraque

Autoridades iraquianas disseram que pelo menos 42 soldados sírios e vários iraquianos foram mortos numa emboscada no oeste do Iraque.

As autoridades disseram que os sírios haviam buscado refúgio no norte do Iraque durante recentes confrontos com rebeldes e eram escoltados de volta à Síria por meio de uma outra passagem de fronteira, mais o sul. Eles disseram que a emboscada aconteceu nesta segunda-feira, perto de Akashat, não muito longe da fronteira com a Síria, mas não está claro quem eram os atacantes. As informações são da Associated Press.