Militantes derrubaram hoje um helicóptero da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no sul do Afeganistão, matando quatro soldados da aliança. Com isso, subiu para 23 o número de tropas estrangeiras mortas no país nesta semana.

continua após a publicidade

A Força de Assistência de Segurança Internacional (ISAF, na sigla em inglês) da Otan informou que o helicóptero foi abatido na província de Helmand, onde há forte presença do Taleban. “Quatro membros da ISAF morreram” no incidente, disse um porta-voz da Otan. Segundo ele, o helicóptero foi abatido por disparos dos militantes.

Um porta-voz do Taleban confirmou por telefone o fato. De acordo com ele, foi usado um foguete para derrubar a aeronave. “Ela caiu no distrito de Sangin, por volta das 10h (hora local)”, afirmou o porta-voz dos militantes.

O sul do Afeganistão sofre com uma insurgência do Taleban. Enquanto isso, as forças da Otan e dos EUA preparam uma campanha para varrer esse grupo da cidade de Kandahar.

continua após a publicidade

Ofensiva

Também hoje, um soldado morreu no sul do país vítima da explosão de uma bomba. Desde domingo, 23 soldados da Otan morreram no Afeganistão. O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje em Londres que espera ver avanços na estratégia de combate à insurgência “até o fim do ano”.

continua após a publicidade

A Otan, os EUA e os soldados afegãos preparam a maior ofensiva já realizada contra o Taleban na província de Kandahar. Com isso, o número de soldados estrangeiros no Afeganistão deve chegar em agosto ao recorde de 150 mil. No mês passado, o Taleban prometeu lançar uma nova campanha para atacar diplomatas, parlamentares e forças estrangeiras. As informações são da Dow Jones.