Raúl foi mais votado que Fidel em eleição cubana

O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, conquistou uma cadeira de deputado recebendo mais votos do que seu irmão, Fidel nas eleições para o parlamento que escolherá o novo presidente do país. Raúl Castro obteve 99.3% dos votos dos eleitores de seu distrito, segundo dados oficiais divulgados hoje, a porcentagem mais alta entre os 614 deputados eleitos em 20 de janeiro. Fidel ficou com 98.2%.

Os dois irmãos foram nomeados à Assembléia Nacional do Poder Popular (o parlamento) em distritos da província de Santiago, a 900 km da capital. Depois de escolhido em assembléias populares, o candidato tem de conquistar pelo menos 50% dos votos do distrito em eleições secretas para ser confirmado. A legislação estabelece que o parlamento unicameral deve ser renovado a cada cinco anos e seus membros elegem o Conselho de Estado, órgão máximo executivo e há décadas encabeçado por Fidel.

Aos 81 anos e se recuperando de uma complicada cirurgia, especula-se se Fidel irá buscar um novo mandato. Ele entregou temporariamente o poder a Raúl em julho de 2006, e nunca mais foi visto em público. Compareceram às urnas em 20 de janeiro 8.231.365 eleitores, ou 96.89% dos habilitados. Do total, 95.24% dos votos foram válidos, 3.73% em branco, e 1.04% nulos. Dos novos deputados, 28% são operários ou trabalhadores rurais e 43% mulheres. Sessenta e três por cento são novatos e a média de idade é de 49 anos. Cinqüenta e seis por cento nasceram depois da Revolução Cubana.

Voltar ao topo