Queda de avião de carga mata 9 no Afeganistão

Um avião de carga do Azerbaijão que levava suprimentos para a missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) caiu no Afeganistão, informaram hoje autoridades locais. Todos os nove tripulantes morreram na queda, ao norte de Cabul.

O avião decolou de Baku às 21h26 de ontem (horário local), com 18 toneladas de suprimentos para a missão liderada pelos Estados Unidos. Ele colidiu quando tentava pousar na base aérea de Bagram, ao norte da capital afegã, segundo funcionários. “Nossas equipes recolheram os destroços do avião. Infelizmente, todos os nove tripulantes a bordo foram mortos, não há sobreviventes”, afirmou um porta-voz do Ministério dos Transportes do Afeganistão, Nangyalai Qalatwal. Segundo ele, os corpos foram queimados “e estão inidentificáveis”.

A embaixada do Azerbaijão no Afeganistão disse que os nove tripulantes eram do próprio país e do Usbequistão. O voo era operado pela companhia privada Silk Way. Não há informações sobre problemas meteorológicos nem sobre confrontos na área e ainda não está claro o motivo do acidente, segundo Qalatwal.

Autoridades afegãs pediram a ajuda da Otan para recuperar a caixa-preta do avião, a fim de determinar a causa da queda, ocorrida nas montanhas de Shakar Dara, 70 quilômetros ao norte de Cabul. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo