Quebec vai às urnas para escolher novo Parlamento provincial

Os moradores de Québec, a maior província do Canadá, começaram a votar nesta terça-feira para escolher um novo Parlamento regional em um pleito no qual o soberanista Partido Quebequense (PQ) é apontado pelas pesquisas de intenção de voto como grande favorito.

Cerca de 6 milhões de eleitores estão convocados para ir às urnas. Os 20 mil centros de votação da maior província canadense fecharão suas portas às 21h (de Brasília).

Os eleitores devem escolher os 125 integrantes do legislativo provincial, do qual sairá o novo governo de Québec, uma região onde 80% da população tem o francês como primeiro idioma.

As pesquisas mais recentes indicam que o governante Partido Liberal de Québec (PLQ), do primeiro-ministro federalista Jean Charest, perderá o poder após nove anos de governo.

O principal candidato à vitória no pleito legislativo é o defensor da soberania Partido Quebequense, dirigido por Pauline Marois. As pesquisas apontam que a legenda de Marois pode conseguir a maioria no Parlamento provincial, a Assembleia Nacional de Québec.

As eleições na província são acompanhadas com especial atenção no resto do Canadá pelo temor de que uma maioria absoluta do PQ leve à convocação de um novo plebiscito independentista.

Em 1980 e 1995, sob governos do PQ, Québec promoveu duas consultas populares separatistas. Embora tenham sido derrotados nos dois casos, os partidários da independência viram a diferença na segunda votação ter sido de poucos décimos.