Chegou a quatro o número de pessoas mortas em um acidente envolvendo um avião da companhia Red Wing Airlines, que aconteceu hoje no aeroporto de Vnukovo, na região de Moscou. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

continua após a publicidade

Segundo as agências de notícias russas, entre os mortos estão o comandante e o copiloto do avião.

Relatos preliminares apontam que o avião, um Tupolev-204, bimotor, deslizou ao pousar no terceiro mais movimentado aeroporto do país, quando chegava da República Tcheca. A aeronave atingiu a rodovia que passa ao lado e, na colisão contra o chão, peças se soltaram, iniciando um incêndio. Nevava pouco no momento do acidente.

Nas imagens de TV é possível ver que o avião se dividiu em três partes após romper a cerca que separa o aeroporto de uma via expressa. A cabine do avião caiu sobre a avenida para espanto dos motoristas que trafegavam perto do aeroporto.

continua após a publicidade

O aeroporto de Vnukovo ficou fechado por alguns minutos depois do acidente e, nas horas seguintes, teve o tráfego desviado para o aeroporto internacional de Sheremetievo, localizado no outro extremo da capital russa.

Inicialmente, foi informado que havia 12 pessoas a bordo, todas tripulantes. Mais tarde, foi informado que tratavam-se de quatro tripulantes e oito passageiros.
Não há informações sobre o estado de saúde dos eventuais sobreviventes.
Freios

continua após a publicidade

As causas do acidente ainda não foram determinadas. As autoridades estudam se houve falha no motor ou no trem de pouso do Tupolev, ou um erro do piloto.

Depois do acidente, a agência de aviação da Rússia, Rosaviatsia, informou que tinha enviado ontem uma carta à Tupolev na qual chamava a atenção sobre os problemas detectados nos sistemas de freio dos aviões de mesmo modelo.

O ministro do Transporte, Mikhail Sokolov, foi ao local do acidente, e a Promotoria russa abriu um caso penal por violação das regras de segurança de aviação.