Pyongyang declara Kim Jong Un como “líder supremo”

As lideranças da Coreia do norte declararam Kim Jong Un o líder supremo do país durante uma grande cerimônia memorial pública em homenagem a seu pai, Kim Jong Il, consolidando a manutençConfira o vídeo e as fotos do funeral de Kim Jong-Il. ão da família Kim no poder por mais uma geração.

O filho, que recebeu o título de Grande Sucessor da Coreia do Norte, ficou em pé, com a cabeça baixa em sinal de tristeza, na sacada do Grande Palácio de Estudo do Povo, que dá vista para a praça Kim Il Sung. Usando um sobretudo escuro, Kim Jong Un assistiu à cerimônia que teve como objetivo mostrar apoio ao seu papel como líder.

O inequívoco apoio público a Kim Jong Un durante o memorial em homenagem a seu pai é um forte sinal de que o governo e oficiais militares se uniram a seu redor após a morte de Kim Jong Il, em 17 de dezembro.

Ao observar a grande quantidade de pessoas reunidas na principal praça de Pyongyang, Kim Jong Un tinha ao seu lado os principais integrantes da cúpula do partido e também os mais importantes oficiais militares, dentre eles a irmã mais nova de Kim Jong Il, Kim Kyong Hui, e seu marido, Jang Song Thaek, que devem atuar como mentores do jovem sobrinho.

Confira o vídeo e as fotos do funeral de Kim Jong-Il.

“O plano do pai está sendo concretizado”, disse Ralph Cossa, presidente do Fórum Pacífico CSIS, um centro de estudos sediado no Havaí, sobre a transferência de poder. “Todos têm interesse no sistema e na demonstração de estabilidade. A última coisa que querem é criar agitação.”

Tendo em vista a inexperiência e a idade de Kim Jong Un – que ainda não completou 30 anos – questiona-se, fora da Coreia do Norte, se ele tem condições de liderar um país engajado em negociações nucleares paralisadas e que há décadas luta contra problemas econômicos e falta de alimentos.

Mas o apoio das lideranças norte-coreanas ficou claro durante o memorial, do qual participaram centenas de milhares de pessoas, que encheram a praça Kim Il Sung e outras localidades do centro de Pyongyang. As informações são da Associated Press.

Confira o vídeo e as fotos do funeral de Kim Jong-Il.

Voltar ao topo