Putin sanciona lei que proíbe americanos a adotar russos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou hoje a lei que proíbe cidadãos americanos de adotarem crianças russas. A medida, que entra em vigor após duas semanas de votação, é vista por Washington como uma represália a sanções a funcionários russos.

A informação sobre a sanção da lei foi divulgada pelo Kremlin. Na Ontem, Putin havia dito que pretendia assinar a lei. Em entrevista, o mandatário disse que não tinha motivos para vetar a medida polêmica.

O texto foi aprovado na quarta pelo Senado russo por unanimidade e na sexta da semana passada pela Duma, a Câmara baixa do Parlamento, que fez três leituras do projeto.

A medida também prevê sanções contra estrangeiros que “atentem contra os direitos de cidadãos russos” e multas a ONGs com financiamento americano.
Apesar do respaldo parlamentar, a proibição recebeu críticas até de integrantes do governo russo, incluindo o chanceler Sergei Lavrov, que considerava a nova lei uma violação da Constituição russa e suas obrigações internacionais.