O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que o Ocidente precisa respeitar os interesses russos se quiser normalizar as relações diplomáticas.

Em entrevista, Putin disse que “os Estados Unidos não precisam de aliados; eles precisam de vassalos”, afirmando que a Rússia nunca irá aceitar esse papel.

O presidente disse que a Rússia está pronta para normalizar as relações com o Ocidente e que não considera nenhuma nação como inimiga.

Putin defendeu sua decisão de acabar com a proibição, que vigorava desde 2010, de venda de mísseis terra-ar S-300 ao Irã, estabelecendo um marco legal para o país retomar seus planos de vender um poderoso sistema de defesa aérea para Teerã. O governo americano e Israel criticaram a medida.

“O Irã tem mostrado grande flexibilidade e um desejo claro de compromisso nas negociações sobre o acordo de seu programa nuclear”, acrescentando que o sistema S-300 não está coberto pelas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) existentes, porque é “exclusivamente defensivo”.

Putin disse que o sistema não seria uma ameaça para Israel. “Nós pensamos que oferecer este tipo de arma nas atuais condições, principalmente as vistas no Iêmen, é um fator decisivo”, disse. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.