O governo da província argentina de Neuquén decidiu elevar hoje de amarelo para laranja o alerta emitido ontem com a erupção do vulcão Copahue, informou o coordenador do Ministério de Desenvolvimento provincial, Carlos Vivero.

continua após a publicidade

“A presença de lava na boca da cratera do vulcão Copahue, que desde ontem lança fumaça e cinzas, fez o comitê de emergência constituído na comuna de Caviahue-Copahue (…) elevar preventivamente de amarelo para laranja o alerta, o que por enquanto não implica em evacuação”, disse Viveros ao portal da Secretaria de Comunicação Pública da Presidência da Argentina.

Segundo a fonte, também foi disposta a prontidão de veículos caso seja necessária a evacuação das populações vizinhas ao vulcão.

Na cidade de Copahue, vila turística de águas termais na fronteira com o Chile, vivem cerca de 500 pessoas, além de outras 900 na vizinha Caviahue e mais 800 nos arredores das comunidades indígenas assentadas na região.

continua após a publicidade

A Defesa Civil provincial distribuiu máscaras e água potável para os moradores e permanece em alerta.
“Em Caviahue os moradores vivem uma situação de total tranquilidade, os acessos turísticos estão abertos e a chegada de visitantes é normal”, disse à agência oficial Télam Eduardo Muñoz, porta-voz da coordenação da Intendência Caviahue-Copahue.

As autoridades informaram que o alerta passará a vermelho se o vulcão “lançar magma e pedra pomes, pondo em risco tanto o complexo termal, que está a seis quilômetros da boca, como a cidade de Caviahue, que está a nove quilômetros, ou as zonas rurais, quase todas ocupadas por mapuches criadores de gado”.
O vulcão fica bem na linha fronteiriça na cordilheira dos Andes entre Chile e Argentina, mas a cratera de onde saem as emanações está voltada para o lado argentino.

continua após a publicidade

O prefeito de Caviahue, Óscar Mansegosa, explicou que foi dividida água potável entre a população da cidade, cravada nos pés do vulcão, mas reiterou que, por enquanto não há necessidade de evacuação.

O serviço de geologia e mineração do Chile emitiu hoje um relatório no qual aponta que o Copahue apresenta atividade superficial incandescente, além de uma coluna de fumaça e cinzas de entre 1 e 1,5 quilômetros de altitude. “A intensidade dos sinais sísmicos sugerem que a erupção ainda em curso é menor”, mas “não se descarta uma evolução da atividade para uma grande erupção”. A última erupção havia ocorrido em 1992.