EUA

Protestos contra policia entram na segunda noite na Califórnia

Manifestações contra mortes de negros por policiais brancos este ano terminaram de forma violenta nas ruas da Califórnia pela segunda noite seguida. O protesto, que começou de forma pacífica na Universidade de Berkeley, rapidamente cresceu e chegou a Oakland, que também faz parte da região metropolitana de São Francisco.

Houve atos de vandalismo contra equipamentos públicos e pontos comerciais. Manifestantes entraram em confronto com policiais e também entre si e chegaram a bloquear o trânsito em uma via expressa da cidade. Eles protestavam contra a decisão da Justiça norte-americana de não indiciar dois oficiais brancos acusados de matar negros não armados em Ferguson, no Estado de Ohio, e em Nova York.

Grupos separados também chegaram à parte central da cidade no final da noite, e atearam fogo em lixeiras, quebraram vidraças e saquearam lojas. Houve também relatos de vandalismo na prefeitura de Berkeley. Segundo a oficial Jennifer Coats, um dos manifestantes que tentou impedir o vandalismo foi atingido com um martelo na cabeça.

Cinco manifestantes foram presos, de acordo com a policial. Dois oficiais sofreram ferimentos leves. Os protestos terminaram por volta das 3h30 desta segunda-feira.

Políticos do Partido Republicano e Democrata têm pedido por mais calma, enquanto manifestantes exigem reformas na polícia. Para presidente da National Association for the Advancement of Colored People (Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor) dos Estados Unidos, Cornell William Brooks, é preciso instalar câmeras no traje dos policiais e mudar as regras de aplicação das leis. “É preciso mudar o modelo de policiamento”, ele afirmou em entrevista à CBS. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo