Pelo menos oito policiais ficaram feridos na noite de ontem após um protesto de partidários do Reino Unido em Belfast, na Irlanda do Norte. Os manifestantes reivindicavam a volta da bandeira britânica ao mastro da prefeitura da cidade.

continua após a publicidade

Os protestos foram provocados por uma decisão tomada pela Câmara de Vereadores na segunda-feira determinando que a bandeira britânica seja içada apenas 17 dias no ano no mastro do prédio da administração norte-irlandesa.

A medida foi aprovada por 29 votos a 21, gerando protestos de partidários à manutenção do vínculo com Londres. Em virtude da decisão, a bandeira foi retirada na terça-feira pela primeira vez desde que o edifício foi inaugurado, em 1906.

Desde segunda, os militantes pró-Reino Unido fizeram manifestações, que terminaram em um ato violento nesta sexta em Belfast. Os policiais foram feridos após os manifestantes lançaram pedras, tijolos e garrafas. Cinco pessoas foram presas.

continua após a publicidade

Os protestos aconteceram pouco antes da visita da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, à região. Ela condenou a violência. “A violência vem lembrar que, mesmo que muitos progressos tenham sido feitos, o difícil trabalho de reconciliação e de promoção da compreensão mútua deve continuar”.

A retirada da bandeira é mais um capítulo da disputa entre católicos nacionalistas, militantes pró-Reino Unido e o governo britânico pelo domínio da Irlanda do Norte, que dura 30 anos. Desde a década de 1980, mais de 3.600 pessoas morreram.

continua após a publicidade

Em 1998, os dois lados estabeleceram um acordo, mas nos últimos anos grupos nacionalistas retomaram os ataques e alguns confrontos na região.