Protesto pró-britânico deixa oito policiais feridos na Irlanda do Norte

Pelo menos oito policiais ficaram feridos na noite de ontem após um protesto de partidários do Reino Unido em Belfast, na Irlanda do Norte. Os manifestantes reivindicavam a volta da bandeira britânica ao mastro da prefeitura da cidade.

Os protestos foram provocados por uma decisão tomada pela Câmara de Vereadores na segunda-feira determinando que a bandeira britânica seja içada apenas 17 dias no ano no mastro do prédio da administração norte-irlandesa.

A medida foi aprovada por 29 votos a 21, gerando protestos de partidários à manutenção do vínculo com Londres. Em virtude da decisão, a bandeira foi retirada na terça-feira pela primeira vez desde que o edifício foi inaugurado, em 1906.

Desde segunda, os militantes pró-Reino Unido fizeram manifestações, que terminaram em um ato violento nesta sexta em Belfast. Os policiais foram feridos após os manifestantes lançaram pedras, tijolos e garrafas. Cinco pessoas foram presas.

Os protestos aconteceram pouco antes da visita da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, à região. Ela condenou a violência. “A violência vem lembrar que, mesmo que muitos progressos tenham sido feitos, o difícil trabalho de reconciliação e de promoção da compreensão mútua deve continuar”.

A retirada da bandeira é mais um capítulo da disputa entre católicos nacionalistas, militantes pró-Reino Unido e o governo britânico pelo domínio da Irlanda do Norte, que dura 30 anos. Desde a década de 1980, mais de 3.600 pessoas morreram.

Em 1998, os dois lados estabeleceram um acordo, mas nos últimos anos grupos nacionalistas retomaram os ataques e alguns confrontos na região.

Voltar ao topo