Londres – O Procurador Geral de Portimão, José Magalhães e Menezes, está realizando os procedimentos legais para pedir à Scotland Yard que interrogue os médicos britânicos Gerry e Kate McCann e os sete amigos que jantaram com o casal na noite do desaparecimento da garota Madeleine, no último dia 3 de maio.

continua após a publicidade

O anúncio gerou especulações acerca da possibilidade de a Polícia Judiciária portuguesa estar pronta para abrir um processo judicial contra os McCann, pais da Madeleine, informou nesta quarta-feira (9) o jornal inglês Daily Mail.

Os detetives querem interrogar os amigos que jantaram com Kate e Gerry em um restaurante próximo ao complexo turístico de Ocean Club, em Praia da Luz, sul de Portugal, na noite do desaparecimento. As cartas do Procurador Geral à polícia britânica demoraram vários meses devido ao lento processo burocrático da investigação.

Os McCann deram boas-vindas aos novos interrogatórios, com a esperança de que sejam retirados do status de suspeitos formais do caso. Os dois, ambos com 39 anos, foram apontados como suspeitos formais no último dia 7 de setembro.

continua após a publicidade

Segundo o Daily Mail, os detetives esperam que os novos interrogatórios tragam esclarecimentos para a resolução do mistério do "Caso Madeleine", em especial as "inconsistências" nos depoimentos de várias testemunhas.

A polícia portuguesa acredita que Maddie morreu acidentalmente na noite de seu desaparecimento e que seus pais encobriram a morte.

continua após a publicidade

Na última terça-feira a imprensa portuguesa informou que as amostras forenses achadas em um veículo que os McCann alugaram 25 dias após o desaparecimento da filha coincidem com o sangue de Madeleine.

Além disso, a equipe liderada pelo comissário Paulo Rebelo finalizou a lista de perguntas que será revisada e traduzida pelo gabinete do Procurador Geral, para que a Scotland Yard as utilize em novos interrogatórios. A lista foi aprovada pelo juiz Pedro Frias, encarregado do caso.

As cartas legais foram enviadas na última segunda-feira por Magalhães e Meneses, através da entidade européia Eurojust. As autoridades britânicas receberam os documentos esta semana e começaram com os preparativos para os interrogatórios dos McCann e do grupo de amigos, conhecidos como "Tapas Nine".

Os detetives portugueses prevêem viajar para a Grã-Bretanha para participar dos interrogatórios, que serão realizados por oficiais da Scotland Yard e da Polícia de Leicestershire.

Os McCann negam categoricamente qualquer ligação com o desaparecimento da filha e pedem às autoridades policiais que se concentrem na busca de Maddie.