Primeiro-ministro japonês quer combater estagnação

Em seu primeiro discurso após tomar posse da segunda maior economia do mundo, na semana passada, o novo primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, identificou seu principal desafio: acabar com duas décadas de estagnação econômica. “Nos últimos 20 anos, a economia japonesa permaneceu paralisada”, disse Kan, que desde o começo do ano atuava como ministro de Finanças no curto governo de seu antecessor, Yukio Hatoyama.

“O crescimento parou. Os jovens não conseguem encontrar empregos. Isso não é um fenômeno natural. Resultou de políticas erradas”, declarou, referindo-se ao meio século de mandato Conservador que precedeu a vitória do partido de Centro-Esquerda, no ano passado. “Acredito que podemos chegar a uma economia forte, finanças fortes, bem-estar social forte, tudo ao mesmo tempo.” Kan, que era um ativista de esquerda, ficou conhecido recentemente por sua ortodoxia fiscal.

As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.