O governo russo anunciou hoje que o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, fará uma visita ao país na próxima semana para um encontro com o presidente Vladimir Putin. De acordo com o comunicado, o presidente Putin deve receber Abe na próxima sexta-feira na cidade de Sochi, na região do Mar Negro, que recebeu as Olimpíadas de Inverno de 2014.

continua após a publicidade

Os ministros de relações exteriores dos dois países tinham se encontrado duas semanas atrás e acordado promover um encontro de seus líderes ainda este ano. Até então, nenhuma data havia sido oficialmente anunciada.

A viagem faz parte de um esforço de Abe para aprofundar as relações do Japão com a Rússia, ofuscadas por disputas territoriais entre os dois países após a Segunda Guerra Mundial. Ambos disputam ilhas hoje sob domínio da Rússia, chamadas pelos japoneses de Territórios do Norte e pelos russos de Kurils do sul. A disputa fez com que até hoje os dois países não tenham assinado formalmente um tratado de paz pondo fim às hostilidades decorrentes da Segunda Guerra Mundial Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade