Presos 13 operários de mina por deslizamento na China

Autoridades detiveram nesta sexta-feira (12), 13 funcionários da companhia de mineração Tashan cujo depósito de lixo teria provocado um deslizamento de terra ocorrido na segunda-feira na China. O presidente da empresa e o dono da mina estão entre os detidos. O deslizamento devastou um povoado e provocou a morte de pelo menos 178 pessoas. Outras 36 ficaram feridas. Equipes de resgate continuam trabalhando na remoção dos escombros, mas a esperança de que sobreviventes sejam encontrados já é praticamente nula.

Numa questão de minutos, uma torrente de lama e lixo desceu por um vale em Xiangfen, na província chinesa de Shanxi, inundando um povoado e um mercado onde havia centenas de pessoas no momento do desastre.

O lixo da mina espalhou-se por uma área de 30 hectares, equivalente a 45 campos de futebol. O deslizamento aparentemente ocorreu depois que um muro onde estavam encostados diversos contêineres de dejetos líquidos desabou. De acordo com a agência de notícias Nova China, as equipes de resgate já vasculharam 90% da área afetada.