O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, segue líder das intenções de voto dos eleitores do país, que vão às urnas em 25 de maio, revelou pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

O levantamento, que foi realizado pelo instituto Cifras & Conceptos para a Rádio Caracol e a Red Más Notícias, indicou que Santos conta com 26% das intenções de votos. Em segundo lugar está o ex-ministro da Fazenda, Oscar Iván Zuluaga, que tem 7% das preferências dos eleitores, e em terceiro, o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, com 6%. Os patamares são similares à sondagem anterior, realizada em janeiro.

A pesquisa entrevistou 2.500 pessoas em 32 municípios do país entre os dias 10 e 15 de fevereiro. A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais para mais ou para menos.

O gerente da pesquisa, César Caballero, disse à Rádio Caracol que o presidente tem a vantagem sobre os seus oponentes porque eles ainda não chamam a atenção dos eleitores e também não são muito conhecidos nacionalmente.

O levantamento mostrou também que 30% dos eleitores pretendem votar em branco. Para o gerente da pesquisa, porém, esses números tendem a diminuir com a aproximação do primeiro turno. A tendência é de que Santos enfrente um segundo turno.

Entre os eleitores que responderam que pretendem votar em branco, 40% disseram que o fariam para expressar seu descontentamento, 29% porque não conheciam nenhum candidato, 10% porque não se identificaram com nenhum dos postulantes e 21% não souberam responder. Fonte: Associated Press.