O presidente do Peru, Ollanta Humala, refutou nesta quarta-feira os comentários de seu pai, Isaac Humala, que qualificou sua esposa, Nadine Heredia, como “embebedada pelo poder”.

continua após a publicidade

“Rejeito totalmente as declarações do senhor pai”, afirmou Humala secamente aos jornalistas.

Nadine havia criticado o fato de a empresa do irmão mais novo do presidente, Alexis, ter adjudicado diversas licitações estatais, apesar de sua proibição por lei, e por isso Isaac Humala saiu em defesa de seus filhos.

Nadine foi consultada sobre os comentários de seu sogro, mas preferiu manter silêncio.

continua após a publicidade

O líder tem uma relação tensa com seus pais desde a prisão de seu irmão Antauro pela morte de seis pessoas durante uma rebelião que liderou em 2005 na cidade andina de Andahuaylas.

Ollanta Humala afirmou nesta quarta-feira que às vezes sua vida pessoal e familiar é afetada, mas que mantém “seu compromisso de defender o interesse nacional” sobre interesses particulares.

continua após a publicidade

A esposa de Humala é uma das pessoas que exerce maior influência no entorno do presidente e, além disso, é cofundadora do Partido Nacionalista, liderado pelo chefe de Estado.

Em junho, Isaac Humala revelou que havia rompido relações com seu filho Ollanta porque considerava que ele tinha mandado Antauro à Base Naval, onde também está preso o fundador do Sendero Luminoso (Partido Comunista do Peru), Abimael Guzmán, e o ex-assessor presidencial Vladimiro Montesinos.