Presidente norte-coreano falta em feriado nacional

O líder norte-coreano Kim Jong Il não apareceu nesta segunda-feira (15) em público, durante um importante feriado do país. Com isso, seguem os rumores sobre seus possíveis problemas de saúde. Kim, de 66 anos sofreu um derrame em 14 de agosto e foi submetido a uma cirurgia de emergência, segundo a agência Kyodo, que citou funcionários chineses não identificados. A mesma fonte afirmou que cinco médicos militares chineses foram enviados a Pyongyang para ajudar no caso.

O Chuseok – ou Dia de Ação de Graças – seria uma oportunidade para Kim acabar com as especulações. O líder é notoriamente recluso, mas tradicionalmente faz alguma aparição pública nessa data. A Kyodo afirmou que Kim ainda terá um longo período de recuperação e tem problemas para movimentar os membros. Funcionários sul-coreanos confirmaram a versão do derrame.

Kim está no poder desde a morte de seu pai, em 1994, e não tem um sucessor definido. Segundo analistas, nenhum dos três filhos do líder estaria apto a assumir o poder na nação comunista, que possui armas nucleares. Porém, segundo funcionários do governo sul-coreano, os três estão em Pyongyang. Especialistas apontam que o país poderia ser governado por uma junta militar.