O presidente eleito do Haiti, Michel Martelly, prometeu hoje uma “nova era” para o país, após resultados preliminares terem mostrado que ele venceu a eleição presidencial do país caribenho. “Povo haitiano, uma nova era começou”, disse Martelly, pedindo aos jovens que “elevem seus olhos para o arco-íris da mudança prometida, da mudança que foi votada e por isso é devida”.
Durante uma coletiva de imprensa na capital Porto Príncipe, Martelly também ofereceu “agradecimentos solenes” à comunidade internacional por seu apoio ao processo eleitoral. Martelly foi retirado da disputa eleitoral em dezembro, mas voltou para a corrida um mês mais tarde depois que monitores internacionais descobriram grandes fraudes em favor do candidato do partido governista.
Consciente dos muitos problemas que o país enfrenta desde o terremoto de janeiro de 2010, ele pediu que “homens e mulheres que sofrem na carne e na alma recuperem sua coragem”. “As coisas vão mudar”, afirmou ele. Com 67% dos votos, Martelly venceu a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, que tentou ser a primeira líder democraticamente eleita do país, mas recebeu apenas 31% dos votos.
Os resultados, divulgados na noite de ontem pela comissão eleitoral, não são definitivos, já que um período legal para reclamações deve se observado até 16 de abril, mas com margem tão grande de votos, a vitória de Martelly está praticamente assegurada. As informações são da Dow Jones.


