Presidente do Equador diz que Chávez passa por cirurgia

O presidente da Venezuela Hugo Chávez está sendo operado em Cuba, informou o presidente do Equador Rafael Correa, que retornou hoje (11) de madrugada a Quito depois de visita a Havana.

 

“O comandante Hugo Chávez está sendo operado nestes instantes, uma operação muito delicada”, disse Correa ao chegar a um evento em Tulcán, no Equador, onde se reuniu com o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos.

 

Na abertura do encontro, no qual participaram os gabinetes de ambos os países, Correa disse que Chávez, o qual chamou de “um querido amigo”, enfrenta “um dos testes mais duros de sua vida”.

“Nosso coração e nossa solidariedade está com ele”, disse o dirigente equatoriano, que pediu para os presentes um aplauso para Chávez. Chávez, de 58 anos, está à frente da Venezuela desde 1999 e é submetido a sua quarta operação contra um câncer detectado em junho de 2011.

Antes de se ir se tratar novamente na ilha caribenha, considerou pela primeira vez o risco de sua morte ou sequelas e designou seu vice-presidente Nicolás Maduro como sucessor político. Correa viajou ontem de surpresa para Havana para visitá-lo e voltou hoje a Quito. Ainda em Cuba, disse que encontrou Chávez “muito animado”.