mundo

Presidente da Turquia ameaça abrir fronteira da UE para imigrantes e refugiados

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu nesta sexta-feira que, caso a União Europeia continue a ameaçar seu país, irá abrir a fronteira e permitir que centenas de milhares de imigrantes e refugiados sigam para os países do bloco. Em sua fala, Erdogan reagiu de maneira furiosa a uma votação realizada ontem no Parlamento Europeu, que recomendou que o bloco congelasse as negociações para a entrada da Turquia na UE, por causa da forte repressão oficial após uma tentativa fracassada de golpe em julho.

“Somos nós que alimentamos entre 3 e 3,5 milhões de refugiados neste país. Vocês traíram suas promessas”, afirmou Erdogan, referindo-se à UE. “Se vocês foram mais longe, esses portões fronteiriços serão abertos.”

A votação do Parlamento Europeu não tem caráter vinculante, ou seja, não precisa necessariamente ser adotada pelo bloco.

Neste ano, a UE fechou um acordo para que imigrantes e refugiados fossem levados de volta à Turquia, em troca de um pacote que inclui ajuda a refugiados e de acelerar o diálogo para a entrada do país no bloco. Fonte: Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.