Presidente da Argentina ignora protestos de opositores

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ignorou hoje o protesto que juntou milhares de opositores no país ontem e, no lugar do ato, preferiu comentar sobre política internacional.

Em um evento com prefeitos da província de Buenos Aires, ela deu sua opinião sobre as eleições nos Estados Unidos e o início do Congresso do Partido Comunista chinês, ao qual se referiu como “um fato muito importante que aconteceu ontem”.

Cristina voltou a criticar a imprensa, que chamou de “aparelho cultural formidável”.’Isso faz com que os argentinos tenham uma ideia distorcida do seu próprio país. Não podemos repetir ou ler o que alguém disse na tela da televisão. Se você escuta um ou dois deles, você não está escolhendo ninguém”.

A mandatária ainda disse que “falta um grupo político que apresente um modelo alternativo”, em referência à oposição. “Mas disso nós não podemos nos responsabilizar. Os que não acreditam no nosso projeto, nas nossas ideias que se encarreguem disso”.

Cristina ainda defendeu a restrição de compra de moeda estrangeira, dizendo que não há embargo na venda de dólares. “Tanta confusão com o turismo e as viagens! Não há nenhum bloqueio no câmbio, muito pelo contrário: o mercado único tem 120 locais para comprar dólares”.