Premiê turco planeja visita a Gaza, diz TV

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, planeja visitar a Faixa de Gaza dentro de duas semanas e já obteve sinal verde do Egito para entrar no território palestino – sitiado por Israel – através do posto de Rafah. A informação foi divulgada ontem pela TV Al-Jazira. Se confirmada, a visita ameaça estremecer ainda mais os laços entre turcos e israelenses.

Aliados históricos, os governos de Ancara e Tel-Aviv viveram uma crise diplomática no ano passado, após comandos de Israel matarem nove turcos na flotilha que tentava chegar a Gaza. A troca de farpas, que levou à retirada de embaixadores, foi o último capítulo de uma série de atritos entre os países – da guerra de Israel contra o Hamas, em 2009, até bate-bocas entre o presidente israelense, Shimon Peres, e Erdogan no Fórum Econômico Mundial, na Suíça.

Citando fontes anônimas de Israel, a rede de TV do Catar afirmou que Erdogan planeja se encontrar com integrantes da cúpula do Hamas. O grupo palestino, que controla Gaza, é considerado “terrorista” por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

Nos últimos meses, aumentaram os sinais de que a crise entre turcos e israelenses estava chegando ao fim. Em dezembro, Ancara enviou ajuda para combater um violento incêndio que atingiu o norte de Israel. Em junho, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, enviou uma carta parabenizando Erdogan pela vitória nas urnas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo