Premiê inglês alerta contra “caça às bruxas” em casos de pedofilia

O premiê britânico, David Cameron, declarou hoje que os britânicos não devem fazer uma “caça às bruxas” na procura por pistas em casos de pedofilia.

Duas grandes polêmicas de abuso sexual chocaram o país nos últimos meses. A primeira é a do apresentador infantil da BBC Jimmy Savile, morto em 2011, que teria abusado de cerca de 200 vítimas durante uma longa carreira de sucesso na televisão.

A outra é a reabertura de um caso não solucionado de pedofilia em lares infantis do País de Gales, nos anos 70, que envolveu cerca de 300 vítimas. Neste último, há suspeitas de que pessoas poderosas estivessem envolvidas, incluindo um político ainda não identificado do Partido Conservador, o mesmo de Cameron.

O primeiro-ministro participou de um programa de televisão hoje em que os apresentadores lhe mostraram uma lista de especulações sobre quem seria o político que abusou de crianças em Gales. O papel chegou a ser rapidamente registrado pelas câmeras.

O premiê pediu que todos que tivessem informações contribuíssem para solucionar o caso, mas avisou que as pessoas não devem sair acusando outros sem provas.

“Já ouvi todos os nomes possíveis, alguns de políticos mortos, outros vivos”, disse. “É perigoso transformar isso numa caça às bruxas, principalmente contra os homossexuais. Muitas listas circulam na internet.”

A equipe do programa se desculpou em seguida, dizendo que não era a intenção que a lista fosse revelada ao público de casa. O fato irritou membros do Partido Conservador.
País de Gales

Sobre o caso do País de Gales, um inquérito foi aberto esta semana, ordenado pelo premiê David Cameron.

Ele deseja que se investiguem os métodos utilizados pela polícia galesa para solucionar o caso de abuso nos lares infantis na década de 70, já que diversas vítimas disseram recentemente que a investigação não foi feita de maneira completa, com a intenção de poupar os envolvidos mais influentes. 28 pedófilos foram identificados pelo inquérito antigo, mas seus nomes nunca foram revelados.

Cameron disse que está interessado em obter as informações o mais rápido possível e que ele não tolerará informações sendo escondidas do público.

Voltar ao topo