Premiê de Israel teme governo como o iraniano no Egito

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, advertiu hoje sobre os perigos do surgimento de um regime no estilo iraniano – liderado por extremistas islâmicos – a partir do caos que varre o Egito. “Em tempos de caos, um grupo islâmico organizado pode tomar o Estado. Isso aconteceu no Irã e também aconteceu em outros lugares”, disse o líder dos israelenses, durante uma coletiva de imprensa conjunta com a chanceler alemã Angela Merkel, que visita o país.

As declarações foram feitas no momento em que o regime egípcio combate uma onda de protestos sem precedentes contra o governo. Centenas de milhares de pessoas saem às ruas para protestar contra o presidente Hosni Mubarak.

Embora não tenham sido elementos extremistas que provocaram a instabilidade na Tunísia ou no Egito, o temor é que eles possam explorar o vácuo político deixado pelo colapso do governo, acrescentou Netanyahu, dizendo que recebe atualizações sobre os acontecimentos “a cada meia hora”. “Todos esperam que isso seja resolvido de forma pacífica, que a estabilidade retorne e a paz seja mantida”, disse Netanyahu.

A volátil situação no Egito, desencadeada logo após a revolta na Tunísia que derrubou o presidente Zine El Abdine Ben Ali, espalhou temores em Israel sobre a perda de seu aliado regional mais próximo, o presidente Hosni Mubarak. Ontem, Netanyahu destacou que os esforços de Israel estão concentrados na manutenção da “estabilidade e segurança” da região e disse que havia ordenado a seus ministros que não fizessem declarações sobre os acontecimentos no Egito.

A paz entre os dois vizinhos foi estabelecida há mais de três décadas e o objetivo de Israel é “assegurar que essas relações continuem a existir”, disse Netanyahu, enquanto afirmava que Israel vai agir “com responsabilidade, comedimento e máxima discrição”.

Hoje, Merkel havia falado sobre as preocupações sobre as implicações do levante no Egito, pressionando Netanyahu a tratar “com urgência” as paralisadas negociações de paz como os palestinos, numa tentativa de acalmar a situação, informou uma fonte próxima do governo alemão.

Merkel disse a Netanyahu que o que está acontecendo no Egito “torna ainda mais necessário que Israel se torne mais construtivo nas discussões do processo de paz”, disse a fonte. Durante as conversações, os dois lados concordaram que “medidas concretas (para avançar no processo de paz) devem ser tomadas nos próximos seis meses”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo