Prefeito de Detroit anuncia renúncia após escândalo sexual

O prefeito de Detroit, Kwame Kilpatrick, concordou em se declarar culpado por obstrução à Justiça em um escândalo sexual e anunciou que deixará o cargo. Por mais de seis anos Kilpatrick comandou a 11ª maior cidade dos Estados Unidos. O acordo foi anunciado hoje durante audiência. O democrata de 38 anos passará quatro meses preso e cinco anos em liberdade condicional. Ele também pagará US$ 1 milhão (R$ 1,69 milhão) em restituições ao longo desses cinco anos.

O juiz David Groner perguntou se Kilpatrick tinha noção de que desistia de provar sua inocência até que se provasse que ele era culpado. “Eu desisti disso faz tempo”, respondeu o prefeito.

O político casado e sua ex-chefe-de-gabinete Christine Beatty foram acusados em março de perjúrio, conduta imprópria e obstrução da Justiça. Eles são acusados de mentir sob juramento sobre um caso e também sobre seus papeis na demissão de um vice-chefe de polícia. Christine não se declarou culpada e voltará à corte em 11 de setembro.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ken Cockrel Jr, sucederá Kilpatrick como prefeito até que uma nova eleição seja realizada. Até agora, Kilpatrick resistia à pressão para que ele se afastasse do cargo.