Baltimore, 03/05/2015 – A prefeita de Baltimore (EUA), Stephanie Rawlings-Blake, encerrou neste domingo o toque de recolher na cidade, que estava em vigor há seis dias, em função dos violentos protestos relacionados à morte do jovem negro Freddie Gray. Em comunicado, ela afirmou que o objetivo era manter o toque de recolher – que impedia os moradores de sair de casa após as 22 horas – somente pelo tempo necessário.

continua após a publicidade

Na tarde de ontem (03), mais de mil manifestantes voltaram às ruas de Baltimore, mesmo após os seis policiais envolvidos na morte de Gray terem sido criminalmente acusados. O jovem foi ferido fatalmente no dia 12 de abril, enquanto estava sob custódia da polícia. Protestos violentos ocorreram na última segunda-feira (27), após seu enterro, o que levou a prefeitura a decretar o toque de recolher.

A chefe da Procuradoria de Baltimore, Marilyn J. Mosby, alegou que, durante os 45 minutos entre a prisão de Gray e o surgimento dele numa van com ferimentos fatais, seis policiais viram que ele precisava de atenção médica, mas não fizeram nada. Todos os policiais pagaram fiança e foram liberados na sexta-feira (01) à noite. Nenhum deles falou publicamente, mas o advogado deles, Mike Davey, disse que eles não tinham feito nada de errado.

O caso de Baltimore se insere em uma onda de tensão racial nos EUA, em meio a incidentes de jovem negros desarmados sendo mortos por policiais, geralmente brancos. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade