Povoado francês se prepara para o “apocalipse maia”

Bugarach, um pequeno povoado do sul da França onde fica um famoso pico de 1.231 metros, se prepara para o anunciado apocalipse maia, depois que foi divulgado na internet que é um dos poucos lugares que escapariam, em 21 de dezembro, ao suposto fim do mundo.

Os moradores e as autoridades esperam até 40 mil visitantes na próxima sexta-feira, muitos talvez movidos pelo desejo de sobreviver ao cataclismo, mas a maioria unindo o espiritual e a diversão em um cenário natural de destaque, que lembra alguma das imagens de “Encontros na terceira fase”.

Alguns acreditam que a montanha, localizada a 60 quilômetros de Perpignan, servirá de pista de aterrissagem para uma nave-mãe extraterrestre que salvará da hecatombe alguns escolhidos.

Por enquanto, jornalistas de toda a Europa percorrem as ruas de Bugarach, uma vila que tem apenas 188 habitantes, em busca de alguém que realmente acredite na salvação do apocalipse.

A presença de enviados de veículos de imprensa tem incomodado muitos moradores, que dizem não entender tanta movimentação por um simples rumor que correu a internet.

Outros vão além, embora se neguem a fornecer sua identidade, e apontam interesses econômicos, graças à venda de propriedades que houve na região devido a esse assunto.

Por enquanto, a assembleia de Bugarach exibe um letreiro em sua porta que anuncia que estará fechado em 21 de dezembro, sem definir no entanto se para pôr ordem na esperada chegada de visitantes ou para não desperdiçar as últimas horas de existência.

As autoridades decidiram fechar os acessos à montanha como medida de prevenção e já é visível a presença de policiais fazendo ronda nas estradas e nos principais caminhos que levam ao topo do pico de Bugarach.

Ninguém poderá ficar perto do topo e as únicas caravanas que, por enquanto, ocupam os estacionamentos da cidade são de veículos de comunicação deslocados toda a semana para acompanhar o evento.

A prefeitura já começou a delimitar uma região que será destinada ao estacionamento da imprensa, já que o Escritório de Turismo de Pays de Couiza informa sobre a presença de mais de 150 jornalistas na próxima sexta-feira.

Por enquanto, um dos moradores mais animados é o dono de um restaurante da cidadezinha, que pendurou um letreiro vermelho de grandes dimensões em que convida a degustar seus pratos, lembrando que “o fim do mundo está aí”.