quase um desastre

Pouso de emergência na Filadélfia deixa um morto e sete feridos

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas após um pouso de emergência da Southwest Airlines no aeroporto da Filadélfia nesta terça-feira (17), conforme informou a CNN. O jato tinha parte da tampa do motor arrancada e uma janela danificada. Inicialmente, o número de pessoas a bordo era desconhecido, mas a empresa afirmou que eram 143 passageiros e cinco tripulantes a bordo do Boeing 737, que ia do aeroporto La Guardia, em Nova York, para o aeroporto Love Field, em Dallas.

Amanda Bourman, que estava sentada na parte traseira do avião, contou que dormia quando ouviu um barulho alto. Ela disse que a aeronave estava silenciosa, porque todos usavam máscaras de oxigênio, mas alguns choravam ou gritavam palavras de encorajamento. Segundo a Administração de Aviação Federal, o avião pousou depois que a tripulação relatou danos a um dos motores, junto à fuselagem de pelo menos uma janela.

O aeroporto da Filadélfia publicou no Twitter que o voo 1380 “pousou em segurança no PHL e os passageiros estão sendo levados para o terminal”, mas não forneceu outros detalhes. Outro passageiro, Marty Martinez, fez uma postagem ao vivo enquanto usava uma máscara de oxigênio. “Algo está errado com o nosso avião! Parece que estamos indo para baixo! Pouso de emergência!! Voo de NYC a Dallas!!”, publicou. Depois do pouso, ele postou novamente, desta vez uma foto da janela danificada do avião, próxima ao motor.

Imagens de helicóptero registraram os danos no motor esquerdo e o asfalto da pista de pouso coberto com espuma de combate a incêndios, embora não houvesse sinais de chamas ou fumaça. Dados de rastreamento do FlightAware.com mostram que o voo estava indo para o oeste dos Estados Unidos quando se virou abruptamente para a Filadélfia. A Southwest tem cerca de 700 aviões, todos 737, incluindo mais de 500 do mesmo modelo ao envolvido no pouso de emergência desta terça-feira. O Boeing 737 é o avião mais vendido no planeta e tem um bom histórico de segurança.