Popularidade de Sarkozy bate novo recorde negativo

A aprovação ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou a um novo recorde de baixa, segundo uma pesquisa divulgada hoje. Apenas 24% dos consultados em uma pesquisa TNS Sofres para o suplemento Le Figaro Magazine diziam estar confiantes na capacidade de Sarkozy resolver os problemas do país. No mês anterior, essa confiança estava em 26%.

A pesquisa mostra que as mudanças na equipe não conseguiram convencer os eleitores, há um ano das eleições presidenciais na França. É a pior popularidade para um presidente francês desde Jacques Chirac em 2006. Após aprovar uma impopular reforma previdenciária mais cedo neste ano, Sarkozy realizou uma aguardada mudança em sua equipe de governo. O presidente de 55 anos prometeu que a grande reforma do ano que vem será fiscal.

Sarkozy também deve aproveitar o fato de a França estar na presidência do Grupo dos 20 – que reúne nações desenvolvidas e em desenvolvimento – em 2011 para tentar elevar sua popularidade no país. Caso Sarkozy deseje disputar a reeleição, em 2012, ele deverá batalhar muito na campanha. Com o clima pessimista na França, 79% dos consultados acreditam que as coisas estão piorando em geral. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo