Mike Pompeo, indicado para ser secretário de Estado americano, se comprometeu nesta quinta-feira a parlamentares ampliar os esforços contra a Rússia “em todas as frentes que nós estivermos enfrentado”.

continua após a publicidade

“Eu não fico no banco de trás de ninguém”, afirmou Pompeo, em audiência pública no Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA, em referência às investigações sobre a Rússia.

continua após a publicidade

Porém, o secretário indicado se esquivou quando perguntado se ele apoia as críticas duras do presidente Donald Trump à investigação federal sobre a suposta interferência de autoridades russas nas eleições de 2016.

continua após a publicidade

A indicação de Pompeo enfrenta uma forte oposição de republicanos e muitos democratas, além de apoiadores do acordo nuclear com o Irã, ambientalistas e minorias.

A escolha de Trump também diminui as expectativas de um acordo inovador para acabar com o programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

Pompeo, que é o atual diretor da CIA, disse a membros da Comissão do Senado que “ninguém tem ilusões de que chegaremos a um acordo abrangente durante a reunião do presidente com Kim Jong Un em maio ou início de junho”. Fonte: Associated Press.