Polícia de Cleveland usa força excessiva, diz relatório

Uma investigação do Departamento de Justiça norte-americano concluiu que a divisão da polícia de Cleveland tem um padrão de práticas de usar força excessiva, tanto no uso de armas como no uso de técnicas não fatais.

A polícia do estado está enfrentando intensas críticas sobre um recente tiroteio que tirou a vida de um menino de doze anos que estava com uma arma de brinquedo.

O anúncio foi feito pelo procurador geral americano Eric Holder, em Cleveland, que tem dedicado grande parte de seu tempo com problemas de uso da força pela polícia. Na noite de quarta-feira, após o grand jury de Nova York decidir não condenar um policial pela morte de um homem negro, Holder anunciou que seria feita uma investigação de direitos humanos sobre o incidente.

Autoridades de Cleveland concordaram que um monitor de fora ajude a aprimorar seus treinamentos e práticas.

De acordo com o Departamento de Justiça, os problemas na polícia de Cleveland incluem uso excessivo de força em tiroteios e tiros na cabeça; uso excessivo ou em retaliação de armas de choque elétrico, spray químico e golpes com os punhos; uso de força excessiva contra pessoas com deficiências mentais e uso de táticas arriscadas que tornam o uso da força inevitável. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo