Polícia aparta briga de monges no Santo Sepulcro

A polícia israelense precisou intervir no domingo (9) depois que uma discussão entre monges ortodoxos gregos e armênios se transformou em uma briga no interior da Igreja do Santo Sepulcro, uma das igrejas mais sagradas do mundo. É neste local, segundo a tradição cristã, que fica a tumba de Jesus. Dois sacerdotes foram detidos.

O conflito teve início enquanto sacerdotes armênios desfilavam em uma procissão anual comemorando os 400 anos da descoberta da cruz que, acredita-se, foi usada na crucificação de Jesus. E terminou com a chegada de dezenas de policiais de tropa de choque que apartaram os lados da disputa, detendo um monge armênio de túnica vermelha e um monge grego vestido de preto. Ambos foram algemados.

Seis denominações cristãs dividem o controle da antiga igreja, localizada na Cidade Velha de Jerusalém. Elas freqüentemente disputam influência e território, e a polícia israelense muitas vezes é levada a intervir.

A disputa de ontem girou em torno da exigência dos ortodoxos gregos de ter um monge dentro da Edícula – a estrutura erguida no suposto local do sepultamento de Jesus – durante a procissão armênia. Os armênios recusaram-se, e quando tentaram desfilar, os monges gregos bloquearam o caminho.