Piratas somalis são atacados pela marinha da Índia

A marinha indiana comunicou nesta quarta-feira (19) que um de seus navios de guerra abriu fogo após ser atacado no Golfo de Áden e destruiu uma embarcação dos piratas somalis que agem na região. Os piratas já seqüestraram três navios desde sábado, quando capturaram o superpetroleiro Sirius Star, numa série de ataques das mais audaciosas já empreendidas pelos criminosos na costa da Somália.

Um homem apresentado pela rede de tevê Al Jazeera como um dos responsáveis pelos ataques disse que os seqüestradores do superpetroleiro querem o pagamento de um resgate. “Os negociadores estão localizados a bordo do navio e em terra”, disse o homem, identificado como Farah Abd Jameh. “Logo que eles tenham fechado um acordo, o resgate será pago em dinheiro”, declarou, sem especificar o montante a ser pago.

Um barco de pesca tailandês, um cargueiro de bandeira de Hong Kong e um graneleiro grego foram tomados pelos piratas nos últimos três dias, segundo Andrew Mwangura, da Associação de Marinheiros do Leste da África. O Sirius Star, um dos mais novos e maiores superpetroleiros do mundo, foi seqüestrado no sábado por outro grupo de piratas, mais ao sul do Golfo e numa área mais distante da costa. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo