Piratas somalis capturam mais três navios

Apesar de recentes operações navais dos Estados Unidos e da França terem resultado na morte de sete de seus companheiros, os piratas somalis que atuam no Golfo de Áden conseguiram capturar mais três navios nas últimas horas. O troféu mais recente obtido pelos piratas do mar foi o M. V. Irene E. M., um navio de carga operado por uma empresa grega que viajava do Oriente Médio para o sul da Ásia, disse Noel Choong, diretor da Agência Marítima Internacional em Kuala Lumpur, Malásia. O Irene foi atacado e tomado na madrugada de hoje – uma tática raramente empregada pelos piratas somalis que atuam na região.

O tenente Nathan Christensen, porta-voz da 5ª Frota da Marinha dos Estados Unidos, baseada no Bahrein, disse que o Irene tinha bandeira da nação insular caribenha de São Vicente e Granadinas e levava a bordo 23 tripulantes filipinos. Choong disse que havia 21 pessoas a bordo. Ainda não foi possível esclarecer a diferença nos números. Enquanto isso, piratas somalis capturaram ontem duas embarcações pesqueiras egípcias no litoral norte da Somália. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, esses dois barcos têm entre 18 e 24 tripulantes no total.

Uma frota de navios de guerra de mais de dez países patrulha há meses o Golfo de Áden e o Oceano Índico na tentativa de coibir a ação dos piratas somalis. Essa frota já impediu diversas ações piratas este ano, mas os comandantes advertem que a região é tão vasta que é impossível impedir todos os ataques. Choong disse que os ataques piratas em 2009 já somam 77, sendo que 18 embarcações foram roubadas e 16 barcos com 285 tripulantes a bordo continuam nas mãos dos piratas. Cada navio sequestrado cria para os piratas a oportunidade de exigir um milionário pagamento de resgate.