Piratas seqüestram cargueiro filipino com 23 tripulantes

Piratas seqüestraram nesta segunda-feira (10) um cargueiro das Filipinas que transportava produtos químicos e 23 tripulantes perto da Somália, informou Noel Choong, diretor do centro de relatos de pirataria do Departamento Marítimo Internacional. O seqüestro eleva para 83 o número de ataques na região este ano. O cargueiro seguia para a Ásia quando foi abordado no Golfo de Áden por piratas com armas automáticas e granadas propelidas por foguete, afirmou Choong em Kuala Lumpur, na Malásia.

Em Manila, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores das Filipinas, Claro Cristobal, afirmou que a embaixada do país em Nairóbi e a operadora do cargueiro identificaram o navio como o MT Stolt Strength. Os 23 tripulantes são filipinos e, segundo relatos, estão ilesos, afirmou Choong, acrescentando que autoridades das Filipinas estão agindo de forma coordenada com a operadora do navio para garantir uma libertação segura do cargueiro e dos tripulantes.

Segundo Choong, houve uma tentativa de ataque a um outro cargueiro no litoral leste da Somália, mas o navio conseguiu escapar. O navio carregava uma bandeira da Arábia Saudita, mas é operado pela Grã-Bretanha. A marinha da Índia informou que seus comandos operando a partir de um navio de guerra evitaram que piratas seqüestrassem um navio mercante indiano hoje, e que ainda estão sendo apurados os detalhes sobre outras várias tentativas de ataques ocorridas nesta terça.