Piñera diz esperar resgate antes de 15 de outubro

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, deu a entender hoje que o resgate dos mineiros presos há dois meses em uma mina no norte do país pode ocorrer antes de 15 de outubro. A data do resgate dos 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade tem mudado periodicamente: no começo seria em dezembro, depois no início de novembro e agora pode ocorrer antes, na primeira quinzena do mês.

“Estamos muito perto de resgatá-los, e espero poder resgatá-los antes de partir para a Europa”, disse Piñera, em entrevista a uma associação de radiodifusores, transmitida por uma rede de rádios. “Estamos tentando compatibilizar as duas agendas”. Piñera acrescentou que “para mim é muito importante compartilhar esse momento, não somente com os 33 mineiros, mas também com seus familiares, com os chilenos”.

Três grandes perfuradoras trabalham nas proximidades da mina, fazendo poços para alcançar os mineiros, mas duas delas estavam paralisadas hoje. O chamado “Plano B” era o único que trabalhava. Na véspera, ele alcançou 428 metros e agora deve chegar a 624 metros. O “Plano B” é a fonte das principais esperanças, porque já está na fase de alargamento definitivo do buraco para que seja introduzida a cápsula de resgate especialmente desenhada para resgatá-los.