Petraeus é indicado para Comando Central dos EUA

O general do Exército David Petraeus, principal comandante dos Estados Unidos no Iraque, foi indicado como o próximo líder do Comando Central dos EUA, informou nesta quarta-feira (23) o secretário de Defesa, Robert Gates. O general Ray Odierno será o substituto de Petraeus em Bagdá. O Comando Central é responsável por organizar a monitorar, entre outros, os trabalhos nas guerras no Iraque e no Afeganistão. Caso seja confirmado pelo Senado, Petraeus substituirá William Fallon, da Marinha.

Fallon deixou o posto em março, após ser divulgado que ele tinha visão diferente do presidente George W. Bush sobre o tratamento em relação ao Irã. Ele negou as acusações, mas resolveu renunciar pois elas causariam "distração" na estratégia do país. "Eu não conheço ninguém nas Forças Armadas dos EUA melhor qualificado para liderar esse esforço no Iraque e no Afeganistão", disse Gates, referindo-se a Petraeus.

Segundo Gates, Bush aprovou a mudança. Petraeus, de 55 anos, é bem-visto na Casa Branca e no Congresso por ser o idealizador e executor da nova estratégia para o Iraque, incluindo o envio de um reforço de 30 mil soldados, em parte responsável pela melhoria da segurança no país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.