Petistas prestigiam novo presidente de El Salvador

Petistas de todo o Brasil estão desembarcando neste fim de semana em El Salvador para prestigiar a posse do novo presidente, Maurício Funes, da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN), organização guerrilheira que renunciou à luta armada em 1992, após 12 anos de guerra civil e tentava chegar ao poder pelo voto nas últimas eleições. Junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcam neste domingo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e a ex-prefeita Martha Suplicy.

A petista brasileira Vanda Pignato, natural de São Paulo, será a primeira-dama do país. Durante os últimos anos ela dirigiu o Centro de Estudos Brasileiros em El Salvador, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. Neste sábado, ao chegar ao escritório de transição, no hotel Hilton, ela descreveu como recebeu hoje a nova residência oficial. Em rápida entrevista, Vanda se disse chocada com as “condições deploráveis” em que estavam os empregados que trabalham no palácio presidencial. “Me impressionei com as condições em que vivem os empregados lá”, enfatizou.

A futura primeira-dama salvadorenha disse que caberá ao presidente detalhar o que fazer sobre o assunto. “Os empregados têm que ser tratados com dignidade”, defendeu. “No nosso governo será assim”, acrescentou ela, reforçando que não gostou nada do que viu. O presidente Funes, por sua vez, desistiu de conceder a entrevista coletiva marcada para este sábado. A posse do novo presidente salvadorenho neste domingo é cercada de muita expectativa internacional. Espera-se a presença da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hilary Clinton, que poderá se encontrar com o presidente Brasileiro.

Voltar ao topo