Pesquisas mostram domínio da oposição no Japão

As ruas de Tóquio trazem poucos indícios de que uma campanha política nacional está em andamento, mas os japoneses se preparam para ir às urnas no domingo e acabar com cinco décadas quase ininterruptas de governo do conservador Partido Liberal Democrático (PLD), legenda do atual primeiro-ministro, Taro Aso. Todas as pesquisas eleitorais indicam uma vitória esmagadora do opositor Partido Democrático do Japão (PDJ), que foi humilhado nas urnas há quatro anos, quando o popular ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi liderou o PLD na conquista da mais ampla maioria parlamentar da história do país.

“Mudar” é o verbo que rege a atual campanha. O sentimento da maioria dos japoneses é o de que o PLD está no poder há muito tempo e não foi capaz de realizar as transformações em áreas cruciais, como previdência social, saúde e educação. Com exceção de um curto período, entre 1993 e 1996, o PLD foi a origem de todos os primeiros-ministros que governaram o Japão desde a fundação do partido, em 1955. Os conservadores eleitores japoneses indicaram que pretendiam adotar um novo caminho político em 2007, quando o oposicionista PDJ saiu vitorioso nas eleições para a Câmara Alta.

No domingo, os japoneses escolherão representantes para as 480 cadeiras da Casa dos Representantes, que tem a atribuição de indicar o premier. A maioria das pesquisas de opinião indica que o PDJ elegerá cerca de 300 parlamentares, o que fará de seu líder, Yukio Hatoyama, o sucessor de Taro Aso.