Pesquisadores descobriram duas peças para piano de autoria do músico austríaco Wolfgang Mozart que teriam sido compostas pelo artista durante sua infância. As obras – um movimento de concerto e um fragmento de prelúdio – fazem parte do “Livro de Músicas de Nannerl”, um conhecido manuscrito que contém algumas das primeiras criações de Mozart.

continua após a publicidade

“Temos aqui o primeiro movimento orquestral do jovem Mozart – embora faltem as partes orquestrais – e um elo extremamente importante para a compreensão do desenvolvimento de Mozart como jovem compositor”, afirmou o chefe das pesquisas da Fundação Mozarteum Internacional, Ulrich Leisinger.

Mozart nasceu em 1756, começou a tocar piano com três anos e passou a compor com cinco anos. Ele escreveu mais de 600 peças até a data de sua morte, em 5 de dezembro de 1791.

Segundo Leisinger, o compositor teria concebido as peças quando tinha entre sete e oito anos. Análises confirmaram que a grafia das obras era do pai de Mozart, Leopold. Na época, o músico ainda não tinha conhecimento de notação musical.

continua após a publicidade

As análises também descartaram a possibilidade de as obras terem sido escritas por Leopold. “Há discrepâncias óbvias de virtuosidade técnica e certa falta de experiência em compor”, segundo Leisinger.

Embora o “Livro de Músicas de Nannerl” pertença à fundação Mozarteum há mais de um século, as duas obras que foram atribuídas a Mozart eram consideradas criações anônimas até passarem pelo crivo da equipe de Leisinger.

continua após a publicidade

“Estas duas obras nos impressionaram porque eram muito extravagantes”, afirmou Leisinger, acrescentando que os dois trabalhos possuem uma série de similaridades, mas que o prelúdio – provavelmente escrito após o movimento de concerto – era “muito mais refinado”.

“Pode-se até mesmo ter a impressão de que Leopold disse ao filho ‘veja, você escreveu este movimento maluco para concerto, tente melhorá-lo, deixá-lo um pouco mais conciso’ e, como resultado, tivemos este prelúdio”, acrescentou. As informações são da Associated Press.